Home

Antes de começar a postar coisas sobre a próxima viagem (João Pessoa, uhu!), não queria deixar de registrar minha listinha pré-Montevidéu. Quero dizer, além dos posts da minha viagem no carnaval deste ano (ver na categoria Uruguai), tenho uma lista de coisas a fazer que montei antes de viajar – ou seja, não tem minhas impressões sobre cada coisa. Isso está nos posts. Enfim, as fontes que utilizei para fazer essa listinha foram:

– Coluna da iG “Comidinhas”, de Alessandra Blanco

– Blog Destemperados – food experiences

Wikitravel (o mais útil!)

– Guia Criativo para o viajante independente na América do Sul (Zizo Asnis & Os Viajantes)

– Amigos (Claudinha Petlik + Roberta Rossi)

Agora, aí vai a penca!

 

 

PASSEIO DE DIA

Andar:

– Não deixe de apreciar o Pôr do Sol ao longo das Ramblas à beira do Rio da Prata.

Ciudad Vieja – Passe pela Puerta de la Ciudadela

Calle Peatonal

– Passeie pela Escollera Sarandí, é como se fosse um molios de pesca que adentra o Rio Prata em 500 metros, propciando uma visão maravilhosa da cidade.

Boulevard General Artigas, avenida de inúmeras construções bonitas, seguindo por ela até chegar no Parque Rodó. Continuando mais, chega-se ao Parque de las Instrucciones del Año XIII. Bem perto dele, encontra-se um Shopping. A caminhada pode continuar pela beira do Rio, onde existe uma calçada parecida com a que tem em Ipanema e chegar até a Avenida Herrera (local bom de bares e baladas). Subindo pela Avenida chega-se ao Shopping Montevideo. Percurso aproximado: 8 km.

  – Do Terminal pro Estádio Centenário. Pegar a Av Italia até a Av Navarro. Nela, à direita após uns metros se observará o Centenário, possui um museu. Percurso aproximado: 1 km.

  – do Terminal até a Praça Independência. Descer pela Bvar. Gral. Artigas até a Avda. 18 de Julio. Ir se deleitando com os comércios e o frenético movimento desta Avenida, onde aprecia-se a Biblioteca Nacional, a Universidad de la República, etc. Continuar até a Puerta de la Ciudadela, na Plaza de la Independencia. Percurso aproximado: 6 km.

Visitar:

– carnaval: conhecer os tablados (em vários lugares) e llamadas (desfiles de rua, com bateria e “morenas bailando”) em Palermo

– tomar café na Livraria Yenny, na rambla, quase esquina com Av Brasil

– tomar café no Amaretto (21 de septiembre)

– assistir ao pôr-do-sol no Bar Atlantico, bebendo um drinque e comendo tostados (de miga) de presunto e tomate. Rambla República del Peru 1105 esquina com Guayaquí, Pocitos.

– Fazer uma boquinha no La Passiva, tem várias espalhadas pela cidade. Peça um “frankfurter”, é o cachorro-quente. A salsicha deles é incrível e vem com uma mostarda clara e leve, bem saborosa. Peatonal Sarandí 600 esquina com Juan Carlos Gómez, Ciudad  Vieja.

Praça Villa Biarritz, em Pocito, perto dos cafés, tem feira aos sábados e terça de manhã

– Praças legais: Entrevero (ou Fabini) e Cagancha, na 18 de Julio, a uns 500m de distância uma da outra.

Plaza Independencia, monumento em homenagem ao General Artigas (declarou independência) e o mausoléu onde estão guardados seus restos mortais + Palácio Salvo, erguido em 1927, já foi o mais alto da América Latina

Teatro Solis, perto da Ciudad Vieja, na C Reconquista esquina com Bartolomeu Mitre

  – Plaza Constitución: Catedral Metropolitana e Museo Histórico Nacional, Rincón 437, tel. 598-2 915-1051, de 3ª a 6ª, das 13h30 às 18h30; aos domingos abre às 14h30. Grátis. Além do prédio principal, há outros três.

  – Museo Blanes, Millán 4014, El Prado, com obras de Juan Manuel Blanes e Pedro Figari,

  Jardim Botânico, El Prado

  – Museo de Arte Contemporaneo El Pais – 18 de Julio, 965. Aberto diariamente 16h-20h.

  – Museo Del Automovil – C. Colonia 1251, 6º andar. Aberto seg/sex 17h-21h e Sab/dom 15h-21h. Tem uma coleção de quase 50 carros antigos de diferentes estilos e épocas, inclusive o Delin 1899, o primeiro do Uruguai, e dois Formula 1 de fabricação nacional.

  – Museo Pedagogico José Pedro Varela – Plaza Cagancha, 1175. Aberto seg-sex 9h-19h. Tem antigas mesas e objetos de punição, como o gorro de burro, lengua de trapo, cartazes ofensivos, palmatórias e outros.

  – Museo de La Moneda e Del Gaucho – Av 18 de Julio 998, aberto ter-sex 9h30-12h e 13h30-18h, Sab/dom 16h-19h.

  – Monumento à Diversidade Sexual, erguido em fevereiro de 2005, é um monolito situado na Calle Policia Vieja, entre as praças da Constituição e Independência. Nele se lê: “Honrar a diversidade é honrar a vida – Montevidéu pelo respeito a todo gênero, identidade e orientação sexual”.

  – Estádio Centenário, que pertence a AUF (Asociacion Uruguaya de Fútbol), de históricas tradições.

Jardim Botânico e Jardim Japonês (vá de taxi que lá o taxi é bem barato)

– Barcos semi hundidos no porto perto do Mercado del Puerto, oferecem uma paisagem linda.

Palácio Legislativo, ao fim da Avenida Libertador (Av. Lavalleja) que começa na Plaza Fabini (Av. 18 de Julho)

– Parque Zoológico Lecocq

– Vinícola – Bodega Bouza.  É a melhor, disparado. O restaurante é muito bom e o vinho melhor ainda. Vale a pena visitar, a 20 minutos do centro de Montevideo é uma vinícola artezanal com um menu degustação( 8 tipos de vinho) e um atendimento impecável.

– se for pra visitar bodegas, sugiro a JUANICO, um pouco mais longe de MVD que a Bouza, mas o preço do passeio com degustação é BEEEEM mais barato.

Comprar:

– Troque os reais no centro da cidade, pois lá eles pagam melhor. (Av. 18 de Julio)

  – Feirinha da Praça Constituição, na Cidade Velha, aos sábados. Pequena, com antigüidades.

Mercado de los Artesanos, na calle Paraguay, entre avenida 18 de Julio e Colonia. Funciona de 2a. a sábado, até as 20h.

Los Domingues. Na esquina da rua Paraguay com Colonia fica essa interessante casa de bebidas, doces e temperos, ótima para comprar vinhos excelentes bem mais baratos que nos restaurantes, além de doces, como o turrón espanhol (U$ 95 = R$8 a barra de 150g).

Cutelaria Montevidéu, na praça Independencia 832, com jaquetas diversas; peças personalizadas em 24h. Tel. 598-2 901-6226.

Feira de Tristán Narvaja, a céu aberto, com comidas, antigüidades e lembranças. Na verdade é um misto de feira-livre, brechó, sebo, antigüidades, quinquilharias e até mesmo animais vivos (galinha, coelho, peru, gato, cachorro e outros bichos de pena). Aos domingos de manhã, na rua de mesmo nome e imediações. As lojas da rua podem ser até mais interessantes. Vá antes do meio dia, pois depois ela fica lotada e se pretende comprar alguma coisa legal com certeza a maioria delas ja terão acabado.

Shopping Punta Carretas, o mais completo, José Ellauri 350, entre Solano García e García Cortinas.

Manos del Uruguay. Lojas de roupas de lã feitas à mão, com muita coisa bacana. Tem nos shoppings e no Mercado del Puerto.

Av. 18 de Julio (roupas de couro): Artéria comercial da cidade, reúne a maior e mais conveniente oferta de roupas e objetos de Montevidéu. Se o objetivo é encontrar bons artigos em couro, a 18 de Julio é o melhor destino, com lojas do gênero concentradas especialmente no trecho em que a avenida se aproxima da Ciudad Vieja

Villa Biarritz O foco aqui é a moda feminina a ótimos preços. Menos caótica e diversificada, porém com produtos em geral de melhor qualidade do que os de Tristán Narvaja, os quiosques de Villa Biarritz apresentam os elementos obrigatórios de qualquer feira do país (frutas, verduras, doces e queijos), mas o público está atrás mesmo é de novidades para o guarda-roupa e para a casa. Ruas José Ellauri, Leyenda Patria e José Vázquez Ledesma, todos os sábados, das 9h às 15h.

Parque Rodo: “Concorrente” da feira de Tristán Narvaja, já que também acontece aos domingos, é outra boa oportunidade de encontrar roupas e presentes. Oferece o adicional de ter como moldura o principal parque da cidade e seu emblemático lago, o que no verão –quando Montevidéu passa fácil dos 30 graus– não é um detalhe a desprezar. Todos os domingos, das 9h às 15h.

– Às margens do rio da Prata, o viajante logo encontra um caminho demarcado, que contorna uma imensa loja de produtos artesanais com a marca “Hecho Acá” –sobretudo objetos decorativos, brinquedos e roupas.

Regiões:

Pocitos: O bairro mais moderno e hippie da cidade onde se encontram os melhores cafés e restaurantes. É onde está um dos maiores shoppings, o Montevideo Shopping na Avenida Dr. Luis A. de Herrera. Na frente, tem uma praia linda para relaxar tem até partidas de futebol.

Palermo – Bairro Sul: esses bairros são os lugares tradicionais onde a comunidade afro viveu nos famosos “conventillos”. Ao longo da Isla de Flores acontece a festa mais popular do Uruguai chamada “Las Llamadas” que acontece na primeira sexta feira de fevereiro. Mas ainda pode ver “candombe” todos os finais de semana nas ruas!

– Rambla: 20 km de calçadão à beira-mar. Em Palermo, Pocitos, Buceo e Punta Carretas, é possível pegar uma praia também.

PASSEIO DE NOITE

– Teatro Barro Negro (dentro do ônibus) – vende ingresso pela internet

PARA COMER

– Pocitos – tem vários perto do Shopping Punta Carretas

– El Viejo y El Mar, na rambla

– Che Montevideo, na rambla

– La Perdiz, perto da rambla

– Siam, perto da rambla (para ir à noite)

– Calle Herrera

– Calle Peatonal (Ciudad Vieja) – de dia!

Medialunas Calentitas, em Montevideo e Punta. São pequenininhas, tem uma micro camada de açúcar em cima e é impossível comer uma só. O ideal é comprar um saco delas, quentes, recém-saídas do forno e levar para a praia, para beliscar o dia todo. 21 de Setembro 2982 entre Roque Graseras e Tomás Diago, Pocitos. Tel. 00xx 5982 7103487

Mercado del Puerto (inaugurado em 1868), com churrasco e paellas. Ali funcionava o antigo Mercado Municipal, prédio histórico de arquitetura inglesa da era vitoriana, e que hoje reúne restaurantes especializados em “asados”. Só funciona para o almoço, pois fecha depois das 18 horas.

– Del Puerto – O melhor, na minha opinião é o El Palenque, restaurante de parrillas. Comece com mexilhões à provençal, depois bife ancho, com uma salada verde. Se você é macho, macho mesmo pode comer tripa. Vinho: Tannat. Outra opinião: Mas é também o mais cheio e mais turístico e não fui bem tratada por lá dessa vez.

– Del Puerto – Procure o Roldós, que desde 1886 serve sanduíches de diversos sabores no pão de miga (tramezzinos italianos). Sabores presunto e queijo, ovo, sardinha, roquefort com nozes… Para acompanhar media y media, uma bebida inventada no próprio bar: metade de vinho branco seco e metade de moscatel espumante.

El Navio, localizado na Calle 18 de Julio, esquina com Rio Branco, tem um ótimo chivito para duas pessoas e suas empanadas são imperdíveis (29 pesos uruguaios cada).

Trouville, calle Chucarro 1031, Pocitos. Bom, agradável e barato.

Tabaré, Zorrilla de San Martin 152 esq. Tabaré, tel. 598-2 712-3242. Bom para comer e também para beber.

Panini’s, Bacacay 1341 esq. Peatonal Sarandí, Ciudad Vieja. tel. 598-2 916-8760. Italiano. Mais caro.

Bar 62 – carnes (em lugares para sair à noite)

Don Trigo, que serve só carnes, com cocção perfeita, servidas com salada de verdes ou algum legume cozido. Gabriel Pereira 3201 esquina com Berro, em Pocitos. Tel. 00xx5982 7071648

Chivitería Marcos: avenida Italia 4675 entre Ferreira e Troitiño,  Malvín. Tel. 00xx5982 6135535.

Cake´s Café: (chivitos) Ellauri 1067 entre Cavia e Atanasio Lapido, Pocitos. Tel. 00xx5982 7076207.

– Rest Garcia: em Carrasco. Sugiro a salada da casa, o rack de cordeiro, ojo de bife com a torta de maçã com sorvete de baunilha feita na brasa

Las Perdizes em Punta Carretas as entradas são especiais(patinhas de lulas refogadas no alho e acompanhadas de arroz ) uma delícia

Não deixar de comer:

– Asado (churrasco é com lenha em vez de carvão) com chimichurri (molho picante com azeite, alho, salsinha, orégano e páprica). Partes: chinchulín (intestino delgado), choto (intestino grosso), riñon (rins), molleja (glândula salivar) e morcilla (lingüiça de sangue coagulado).

– Medialunas e cortado no café-da-manhã

– Doce de leite

– Alfajores (alfajores de neve, você encontra no super TATA)

– Chivito (sanduíche com batatas fritas, ovos, carne defumada, bacon e salada)

– Hamburguesas, panchos (cachorro-quente sem molho) ou choripáns (com lingüiça/salsichão)

– Rede de supermercados TATA, refri e suco bem barato

– Empanadas

– “Matambre prensado”, tradição de qualquer boteco do Uruguai, (carne da ponta de agulha aberta, recheada, cozida e prensada)

Não deixar de beber:

– Zillertal (pronuncia-se Cilertal)

– Pilsen (Cerveja a litro)

– Patrícia (Cerveja a litro)

– Medio y medio (champagne com vinho branco) no mercado do porto no kioske Roldos

– Clericot – vinho branco ou espumante + frutas, uma versão branca da sangria, ou um “quentão do verão”, ou um “vinho divertido”.

– Uvita

– O refrigerante no Uruguai é muito caro (especialmente nos restaurantes), por isso se você quiser economizar, compre seu refrigerante ou suco em Montevideo no supermercado.

PARA SAIR À NOITE

– se informar melhor nas lojas de CDs WareHouse, com várias filiais na 18 de Julio ou em www.aromperlanoche.com

– Centro

Fun-Fun atrás do Teatro Solis, um bar histórico com 100 anos, sempre de música ao vivo onde e obrigatório tomar a Uvita. na Calle Ciudadela, no Centro. Frequentado por Carlos Gardel nos anos 30 e Jorge Amado nos anos 50.  Vale pelas fotos e relíquias penduradas na parede. (2 pessoas recomendaram) Ciudadela 1229

Nueva York, um boteco simpático porém muito simples na calle Colón com Cerrito, na Ciudad Vieja. Ótimo para tomar umas boas Patricias, as cervejonas de um litro, e comer uns tapas. Fica aberto o dia todo e não fecha muito tarde. Bom mesmo para ir à tarde.

AL Norte – Soriano 1340 esq Ejido – Centro. Quartas a sábados. 23h. Cumbia.

Divina Gula – Rincon 613 esq Juan Carlos Gomez, Ciudad Vieja. Sexta e Sabados. 23h. Eletronico e rock. Divina Gula surge con idea de crear un lugar único e innovador en nuestro medio. El proyecto se realizó bajo un concepto de generar espacios despojados. Los espacios son muy confortables, obteniendo una atmósfera distinta, lograda por el diseño del equipamiento y la inserción de elementos decorativos con colores cálidos y ambientes acogedores.

L.O.V.E. – Mercedes 753, esq Ciudadela, Ciudad Vieja. 5as a sábados. 23h. Eletronico. L.O.V.E. es el sueño realizado de quienes creen en el amor como actitud de vida. Es un espacio que nació de la confianza en que todos, por diferentes que sean sus caminos, tienen algo que los acerca a los demás y les permite experimentar la magia del compartir.

– Rua Bartolome Mitre – Caminho entre a Plaza Independecia e Plaza Matriz (Ciudad Vieja) é o agito da galera jovem. Cheia de botecos — algum deles com a tal da Música en vivo.

Pony Pisador, Bartolomé Mitre 1325 esq. Buenos Aires. Um dos melhores bares/festas de Montevideo. De um Lado da rua é um barzinho com musica ao vido, do outro é boite ao som de cumbio e musicas legais.

AlmodoBar – Rincón 626 esq Bartolome Mitre – sextas e sábados – rock / eletronico

– Pocitos – A noite é uma das zonas mais frequentadas pelo pessoal jovem, tem vários pub os “boliches” e festas. Dica: Bar 62, La Stada, Primata, Lotus, El Bacilon (é um lugar onde vale a pena esperar o amanhecer)

bar Tabare, perto do Shopping Punta Carretas

Bar 62, em Pocitos, experimentar o Clericot de calda de pêssego em calda e Triple Sec. Delícia de lugar com carnes ótimas, bons acompanhamentos, clericot perfeito, cerveja Patricia bem gelada, boa carta de vinhos. Barreiro 3301 esquina com Chucarro, em Pocitos. Tel. 00xx5982 7073022

30 Y Pico – 21 de Septiembre, 2724, esq Wilman, Pocitos. Sextas e Sabados, 22h.

W Lounge, Parque Rodó. Rambla Wilson esq Sarmiento, com diferentes pistas de dança tocando de tudo um pouco. Sextas e sábados.23h.  Rock/eletrônico/cumbia. Consolidado como uno de los lugares de esparcimiento más importantes de Montevideo, con capacidad para recibir a más de 3000 personas por noche.

Key club, 25 de mayo.

Rua 25 de mayo (Bacacay) & Rua Sarandi são dois calçadões que se cruzam, é cheio de barzinhos, restaurantes, pessoal na rua, clima muito bom.

La Ronda rock dos 70-80-90 mas não da pra dançar lá, e pra começar.

Cabildo – Até as 1h da manhã não paga.

SONIC – Boliche de musica electronica Dj’s internacionais.

La Taberna del Diablo – Lugar de reunião do Club de Cerveceros Caseros del Uruguay.

Gonzalo Ramirez y Pablo de María Tapas – Empanadas, Picadas, cervejas.

El Milongón, com danças típicas uruguaias, como tango e candombe.

Mister One – C Soriano 1175 – danceteria

Macarena – C Juncal 1471, sons latinos, rock e eletrônico.

LA Casona de Campbell – Pedro Campbell 1420, esq Av Rivera. Parque Battle. Sextas e sábados. 23h. Cumbia.

Lucas Terry – Juan Manuel Blanes 1188, esq Canelones. Parque Rodó. 5as a sábados. 22h. Rock/Reggae.

TRANSPORTE

 – Ônibus: serviço muito bom, mas ônibus meio velhos. Existem várias tarifas – desde as de U$ 8, como a linha CA1 que leva da Ciudad Vieja até o Term. Tres Cruces, até a maioria que custa U$ 15. Em alguns casos, paga-se direto ao motorista. Frequencia normal até 23h ou 0h. As principais linhas funcionam durante a madugada, de hora em hora.

– Bicicleta: é uma delícia, apesar de não ter ciclovia e nem rampas. Aluguel:

       – C.Vieja (baratas e despencadas) = meio da quadra dps da P.Matriz pela Ituzaingó 1436

       – Montevidéo hostel (melhores) = Canelones 935 entre P. Independencia e P. Cagancha

       – La Puerta Negra Gay Hotel = Durazno 1525 entre Palermo art Hotel e Palacio Municipal

       – Red Hostel Montevideo, perto da P. Cagancha, na San Jose 1406, esq. Sgo de Chile

– Táxi: baratos. Pegar os pretos com capota amarela, mais baratos. O taxímetro mede a corrida em fichas, para as quais existem tabelas de conversão em pesos. Há uma tabela diurna e outra noturna/domingos e feriados.

– Avião: O aeroporto fica a uns 30km do centro. Guarde US$ 31 para pagar a taxa de embarque para deixar o país.

Rodoviária: Terminal Tres Cruces fica a 10 min do Centro, de ônibus. Ônibus para Colônia (2h30 / $145) e Punta (2h30 / $115) a cada hora ou menos.

DICAS EM GERAL

– à noite fica mais fresco e venta perto do rio – levar casaquinho

– bancos ficam abertos nos dias úteis, das 9h30 às 17h

U$100 = R$ 9,45

R$ 1 = U$ 10,58

Anúncios

30 pensamentos em “Montevidéu – listinha pré-viagem

  1. Post sensacional! Estava catando dicas atualizadas da cidade e tu simplesmente arrasaste com todos os guias/ site. Show de bola! Obrigada, muito obrigada mesmo!
    Beijos grandes

  2. Ainda hoje a conversão de real, está em torno de 10 pesos uruguaios? Dica de loja pra compra de artigos de couro. Aguardo.

    • Isabela, 1 real são cerca de 11 pesos hoje em dia. Infelizmente, minha viagem foi nula em compras… Não tenho indicações de lojas para te dar. Minha dica é: aproveite o que a cidade tem a dar sem necessariamente vc ter de comprá-la!

  3. Boa noite, primeiro gostaria de elogiar sua página (muito boa)! Vc pode me diz como consegui informações sobre itinerário dos ônibus! tive dificuldade de encontrá-las na internet.
    Bjos

    • Oi Carolina! Você se refere a quais ônibus? Para chegar no Uruguai, é isso? Tem duas principais companhias – EGA e TTL (é a que eu fui, um pouco mais barata mas, indo de leito, não deixa nada a desejar). É só ligar na rodoviária e perguntar o telefone delas direto (se você estiver em São Paulo ou Porto Alegre, por ex). Abraços!

  4. Nossa, site com todas as informações necessárias para quem vai a Montevidéo.
    Estarei em Montevideo dia 26/07 com minha famiila.
    Valeu pelas dicas.
    Parabéns!

  5. Nossa, AMEI esse post! Vou viajar em Novembro e essas dicas estão salvando meu roteiro! rs Obrigada 🙂

    Bjs

  6. Olá Cris,
    Parabens pelo blog, vc. é muito detalhista nas suas informações, isso é ótimo.
    acabamos de retornar de Cancun, e estamos planejando Montevideo agora saida em 10/10, uns 4 dias, por gentileza, vi que vc caminhou bastante por lá, ficaremos em Pocitos, no Pocitos Plaza, vcs chegaram a caminhar ate lá?
    Do centro a Pocitos será que vale a pena a caminhada?
    Outra coisa, vi que vc. nao se ligou em compras por lá, mas vc. achou alguma pechincha de lembrança ou presente que é imperdivel? Parece que Montevideo nao é o melhor lugar pra se comprar né?

    • Oi Rafael! Que bom que a listinha está ajudando!
      Olha, Pocitos é bem central, de lá você chega em todo lugar, até porque Montevidéu não é muito grande. Pocitos é a área mais badalada, com os melhores restaurantes e barzinhos. Sobre as compras, as únicas coisas que eu me liguei em comprar foram muitos potes de doce-de-leite e alfajores – uma delícia, sem comparação ao Brasil! De resto, confesso que não prestei muita atenção, mas a região de Pocitos principalmente tem muitas lojinhas bonitinhas. Pela cidade, tem as feirinhas de rua também, mas são idênticas às feirinhas daqui, com um pouco de artesanato, bolsas falsificadas e roupas baratinhas – nada de interessante. Abraços!

  7. Pingback: Listinha pré-viagem – Barcelona « Jedno pivo, konobar!

  8. Pingback: Os números de 2010 « Jedno pivo, konobar!

  9. Olá!
    Ouvi falar que tudo fecha no período de carnaval em Montevideo, é verdade? Restaurantes? Estava pensando em ir para lá no carnaval.
    Abraços, adorei as dicas.
    Fabiana

    • Oi Fabiana! Pelo contrário, o movimento nas ruas é bastante bom. Lá, o carnaval dura um mês, e cada semana tem um tipo de comemoração. Quando eu fui, não havia mais os desfiles de rua, mas ferviam os chamados tablados, onde assistimos a apresentações musicais de coros masculinos, uma comédia. Vale muito a pena! Que bom que as dicas estão ajudando, se tiver mais alguma dúvida, conte comigo. abraços, Cristina.

  10. Parabéns pelo post!!! Magnífico!!!! Fui ano passado, e voltarei no próximo mês…. e não vi nem metade do que está listado!!!!! Obrigada por compartilhar conosco!!!

  11. Cris,
    Adorei as suas dicas,estou indo para Montevideo agora no final de outubro,vamos em 6 casais com faixa etaria de 28 a 36 anos.
    Adorei as dicas dos restaurantes e bares…..as suas dicas serão bem aproveitadas.
    OBS vc sabe me dizer qual a temperatura no mes de outubro estou indo no dia 27/10……..neste mes os bares sao aberto?????
    Obrigada.
    Abç.
    Tatiana

  12. Blog nota mil, estou indo agora em 10/12/2012 com minha namorada, está tudo impresso, e vc realmente fez um trabalho belissimo, nos que gostamos de viajar agradecemos muito a deus por seu empenho. obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s