Home

25 a 27 de setembro de 2011

Que choque! A Malásia é totalmente diferente de tudo o que vimos até agora na Ásia (Tailândia e Camboja). Primeiro, porque Kuala Lumpur é bem grande e desenvolvida, muito trânsito, muitas pessoas, vestidas de todo o jeito, cheiros diferentes, cores diferentes. Outra coisa que inlfuencia nossa surpresa cultural é a religião – conflitando com os ambientes budistas anteriores, viemos a um país islâmico. Isso, por si somente, já muda bastante a dinâmica social cotidiana – mesmo para nós, visitantes.

O povo primeiro, performance já

A Malásia é um país com alto índice de desenvolvimento humano (IDH 0,744 em 2010, 57º no mundo), mas também grande desigualdade social (46,1 pela CIA em 2002 – como comparação, o Brasil ostenta maior diferença interna, com nota 56,7 em 2005). Talvez seu maior desafio seja a identidade nacional. Pouco mais da metade dos habitantes do país são malaios e um pouco mais de um quarto são chineses (e os taxistas são indianos), e já faz algumas décadas que existem conflitos étnicos disputando poderes políticos e econômicos e provocando sérios problemas sociais relacionados à intolerância.

27/9/2011 - Leavin' Kuala Lumpur (Malaysia)

25/9/2011 - Kuala Lumpur (Malaysia)

Atualmente, um programa do governo (monárquico, representado pelo primeiro ministro Najib Razak, cujo rostinho meigo aparece estampado em todos os pontos de ônibus da capital) chamado 1Malaysia prega a unidade nacional e a tolerância étnica. O slogan Rakyat Didahulukan, Pencapaian Diutamakan (People First, Performance Now) foi criado em 2009. Em 2010, pregou-se “gerando transformação” e em 2011, “transformação exitosa, povo próspero”.

Aliás, a questão política me parece bem picante neste país – a liberdade de imprensa é limitadíssima, praticamente todos os veículos de mídia pertencem ao rei e li em alguns lugares que existe uma série de restrições a liberdades individuais, como discutir em público.

KUALA LUMPUR

Tivemos uma rápida passagem pela capital do país. Logo de início, já decidimos que não íamos ficar ali, mesmo tendo apenas 2 noites no país.

A cidade

Tivemos muita dificuldade em sacar Kuala Lumpur. Sua cultura não é facilmente perceptível, disfarçada por bandeiras do país, propagandas do governo, simbolismos islâmicos e todos os ícones capitalistas possíveis.

Chinatown

Muitos visitantes anteriores conhecidos meus haviam indicado a visita à Chinatown como um dos pontos mais interessantes da cidade – o que, já de início, nos desanimou com a escolha. A Chinatown nada mais é que uma moderna 25 de março, onde tralhas originais e falsificadas de todo o tipo são comercializadas, em meio a barracas de frituras.

Torres Petronas

Eletrônicos

Entre os anos 1980 e 1990, a Malásia cresceu a altas taxas e sua economia deixou de ser baseada na agricultura para industrializar-se em áreas como informática e produtos eletrônicos. Existem shopping centers totalmente voltados a equipamentos eletrônicos. Neste abaixo, Low Yat, cada andar tinha uma especialidade: celulares, notebooks, máquinas fotográficas…

Cadê o típico?

Um dos grandes motivos da nossa dificuldade em identificar a cultura local era a comida e a bebida. Pra começar, não encontramos cerveja nacional – nos bares, reinavam Guiness e Carlsberg. Ok, ok, não achei tão ruim assim as promoções de 3 pints pelo preço de 1…

25/9/2011 - Kuala Lumpur (Malaysia)

De volta ao hostel, lá pelas 20h30, vimos a animação tomando conta do ambiente: todo mundo sentado em silêncio em frente a uma TV minúscula. Ainda bem que 23h15 já estávamos no ônibus em direção a Penang.

Mais fotos de Kuala Lumpur em: http://www.flickr.com/photos/cris_gal/sets/72157627636421605/.

PENANG

A chegada foi um pouco frustrante – tocamos a campainha de várias guesthouses, mas às 5h da manhã estavam todos dormindo. Algumas estavam lotadas, outras eram muito caras… Acabamos indo parar no Banana’s Guesthouse. Mas duas coisas todas tinham em comum: nenhuma tinha café-da-manhã e todas eram muito longe da praia.

26/9/2011 - Penang Island (Malaysia)

Mesmo com o tempo chuvoso, lá fomos nós, biquíni por baixo do vestido e sacos plásticos na bolsa pra não encharcar a máquina fotográfica.

Batu Ferrenghi Beach

Tempo fechado, praia vazia, e uma fila de bananas, jet skis e equipamentos pseudo-radicais aguardando turistas. Ainda assim, a água tinha cores lindas e foram as águas salgadas mais quentinhas que já adentrei! Nada de bares ou restaurantes pé-na-areia. Pra comprar qualquer coisa, tinha que atravessar a estrada e buscar no mercadinho do outro lado.

26/9/2011 - Batu Ferrenghi Beach, Penang Island (Malaysia)

Fried

26/9/2011 - Penang Island (Malaysia)

Cheers

No táxi em direção à rodoviária, o taxista indiano (não falei que eram todos indianos?), de repente, reclama que está sem bateria. Lá vem coisa, pensei. Não é que, então, inspirado pela passageira sedenta, ele abre uma latinha de cerveja e brinda com ela?

Mais fotos de Penang em: http://www.flickr.com/photos/cris_gal/sets/72157627760340010/.