Home

Após algum tempo sem publicar novos posts, trago uma novidade: em 29 de agosto embarco rumo à Índia, cidade de Chennai, no estado de Tamil Nadu, onde me estabelecerei por 12 meses. Acontece que em março eu pedi demissão do emprego que eu mantinha há 8 anos e vou participar de um programa de desenvolvimento de lideranças em negócios sociais, um novo setor que apresenta uma alternativa às ONGs e aos negócios tradicionais para contribuir para o desenvolvimento e diminuir a pobreza no mundo. Quem tiver interesse neste tema, pode acompanhar meu outro blog: http://negociosedesenvolvimento.wordpress.com/.

Bom, passar 12 meses em um país (bastante) diferente do seu requer alguns preparativos… Além da ajeitada profissional (que eu contarei no blog Negócios e Desenvolvimento), aqui vai uma listinha do que eu me preocupei em fazer antes de ir:

.

CONVERSAR COM BRASILEIROS QUE JÁ MORARAM NA ÍNDIA

Primeiríssimo passo. Por sorte, eu conhecia umas 6 pessoas que já moraram lá, mas todas moraram no norte do país, enquanto eu vou ficar no sul. Algumas pessoas que viajaram para Chennai, ficaram pouquíssimo tempo por lá, já que é uma cidade um pouco fechada e tradicional, pouco turística (mesmo sendo a 4a maior cidade da Índia). Também por sorte, conheci uma boliviana que morou 3 meses em Chennai durante um encontro dos Guerreiros sem Armas, em Santos. Já tive algumas boas dicas com ela… =)

.

VISTO

No site do Consulado Indiano são disponibilizadas as orientações para cada tipo de visto. Provavelmente os turísticos devem ser bem simples de tirar. No meu caso, preciso de um visto de negócios para um ano (lembrando que o visto tem duração de 12 meses a partir de sua emissão). Como vou pela rede da Aiesec, as coisas ficam bem mais fáceis. O visto costuma demorar de 1 a 3 dias para ser emitido, mas como o cônsul é novo, muitos jovens estão tendo dificuldades e estão demorando cerca de 5 dias para terem seus vistos prontos.

.

VACINAS
O Hospital das Clínicas, em São Paulo, disponibiliza o Ambulatório dos Viajantes, que fornece dicas de viagem relacionadas à saúde e segurança alimentar, além de recomendar vacinas mais apropriadas de acordo com o local de destino. No caso da Índia, fui informada que se trata de zona endêmica de raiva, malária e hepatite A. Vacina contra febre amarela é obrigatória, mas eu já tinha tomado para as viagens anteriores (vale por 10 anos). As vacinas que tive que tomar foram contra:

– febre tifóide: dose única. Uma amiga que morou na Índia me reforçou a importância de tomar, pois uma amiga dela teve febre tifóide na Índia e disse que o tratamento demora anos.

– hepatite A: dose única. É possível fazer a sorologia antes, para identificar se já existe imunidade do corpo – que, no meu caso, deu negativo. Tive que tomar.

– hepatite B: 3 doses, sendo a segunda após 2 meses e a terceira, 4 meses após a segunda dose. Só consegui tomar a primeira, e não sei se o sistema público de saúde indiano vai me disponibilizar as outras duas doses. O governo brasileiro, inclusive, está em campanha para que jovens de até 29 anos tomem essa vacina, já que a vacina foi disponibilizada a partir de 1998.

– raiva: 3 doses, sendo a segunda após 7 dias e a terceira, 14 dias após a segunda dose.

– tétano: dose única, mas que precisa ser retomada a cada 10 anos.

As vacinas contra febre tifóide e hepatite A só estão disponíveis em laboratórios particulares. As demais estão disponíveis na rede pública de saúde (tomei no próprio HC). Nem precisa falar que quase virei uma peneira, de tanto furo, né?

.

IDIOMA

A Índia tem 21 idiomas oficiais. Isso sem contar os cerca de 600 dialetos. Em Chennai, o idioma oficial é o tâmil, mas aproximadamente metade do país fala hindi. Todos os indianos com instrução média falam inglês, que é o idioma mais falado pelos indianos nas redes sociais. Assim sendo, além do inglês, resolvi arriscar um pouco de hindi, pois uma das melhores dicas que recebi é, uma vez que tenho cabelos escuros, aprender umas 20 palavras em hindi e dizer que sou de outra região da Índia – o país é tão grande e tão populoso, que geralmente eles não têm como se certificar. Assim, como o mercado informal domina o consumo, dá pra tentar pagar preço de indiano, e não de gringo.

Provavelmente o melhor local para aprender umas palavrinhas de hindi é o Live Mocha.

.

TRANSAÇÕES BANCÁRIAS

Apesar de receber um salário da organização onde vou trabalhar em rúpias, é importante ter uma forma alternativa de ter acesso a dinheiro enquanto estiver lá, tanto por emergências como por conta das eventuais viagens a passeio que eu queira fazer. Eu provavelmente vou fazer um travelcard no próprio Itaú, um cartão pré-pago que pode ser recarregado a qualquer momento. Ainda vou passar na minha agência para entender melhor como funciona, e pesquisar se existem outras alternativas melhores para isso.

.

ELEIÇÕES, IRPF e CNH

– Ano de eleições, como vou fazer para votar? Ainda não sei. Mas preciso pesquisar antes de ir.

– Idem para o imposto de renda. Provavelmente vou deixar tudo separado e organizado para minha mãe me apoiar com isso.

– Minha habilitação para dirigir vai vencer enquanto eu estiver no exterior, e minha preocupação era haver algum prazo para renová-la. O pessoal do Poupatempo me esclareceu que não: assim que eu voltar, posso renovar sem maiores burocracias, mesmo que a carteira já esteja vencida há meses.

.

Como eu só parto daqui a 26 dias, quem tiver mais dicas, serão de alta contribuição!

2 pensamentos em “Novo destino, e por um bom motivo!

  1. Ola, passei pelo seu post enquanto buscava info sobre carteira de motorista vencida enquanto voce esta no exterior. Adorei a sua mudanca e espero que voce tenha toda a sorte do mundo. A India mora no meu coracao. Passei 5 meses la que foram transformadores. Eu fiquei no norte porque nos meses que fui estava calor demais para o sul. Porem, se quiser dicas conte comigo. Tenho uma amiga indiana super fofa que mora em Chennai. Posso tentar colocar voces em contato.

Deixe um comentário

